O check-up ao site da saúde

Bip Bip e Online PR Buddy

Um novo post do PR buddy? Até já, vou ler…

Os serviços online estão cada vez mais intuitivos, cada vez é menos necessário perceber como funcionam os sites, está tudo a ser melhorado continuamente para que a nossa experiência de navegação seja cada vez mais intuitiva.

Pudera, se assim não for, com o nível de concorrência atual, quem se deixa ficar parado no tempo, porque até conseguiu algo de muito bom para aquele momento, pode ser que 1 mês ou 2 depois tenha necessidade de inovar, visto que a tecnologia não pára de nos surpreender.

Os melhores sites estão na área de design e comunicação – pela formação – e empresarial  – pela necessidade de investimento devido à competição.

Desta vez, vamos analisar um site que já foi aqui referido nos serviços e consegue ser considerado um dos melhores para os serviços online, no entanto, como iremos demonstrar, ainda tem espaço de manobra para melhorar.

Estou-me a referir ao Portal da Saúde – site do tipo institucional – que começa logo por pecar no url: “servicos.min-saude”, não é muito intuitivo mas os algoritmos do google ajudam-nos a encontrá-lo rápidamente. No entanto, entra-se diretamente na homepage e é fácil lá voltar, é claro em relação ao seu propósito, está bem arrumado ao nível informativo, tem uma navegação fácil e promove no utilizador a curiosidade de saber mais sobre este assunto. Outra das vantagens são os links internos para cada temática, até porque temos que compreender que o site da saúde “é um mundo” ao nível da informação disponível.

blog_6_maio5

Ao nível do design é agradável e moderno, é humano, fator essencial do meu ponto de vista, o Portal da Saúde pressupõe o relacionamento com pessoas.blog_6_maioTambém existe um equilibrio/coerência de cores, cada área temática tem o seu conjunto de cores.

Em relação ao conteúdo, é bastante fidedigno, quem publica é nada mais nada menos que a entidade reguladora de âmbito nacional. Os assuntos são complexos, mas a informação procura ser objectiva e factual, encaminhando o utilizador para outras fontes.

Os seus pontos de atração? Material informativo especializado que suporta e dissipa as dúvidas quando temos necessidade de encontrar um Hospital, Centro de Saúde ou informação sobre doenças e os seus efeitos secundários. Disponibiliza contactos (telefones, moradas, horários).

Após registo disponibiliza uma série de serviços úteis ao cidadão, como por exemplo: monitorizar a saúde, marcação de consultas, renovar a medicação, pedir a isenção de taxas moderadoras, etc.

blog_6_maio8

Outro dos aspetos positivos é a sua compatibilidade com diversos browsers e plataformas, os timmings de acesso são relativamente rápidos (tendo em consideração o volume de informação que contem).

Temos ainda uma área de notícias da especialidade, dando sobretudo conta da atualização de procedimentos e legislação na área, temos a possibilidade de saber quem fez o site, quem o gere, os termos e condições de navegação e utilização, o mapa do site, um tutorial de como navegar, um dicionário de termos de saúde, tópicos de ajuda (Faq’s), a legislação em vigor, sites relacionados e links úteis por temática (Cancro, grávida, SIDA, Droga).

Infelismente, até ao momento não existe um motor de pesquisa para encontrar expressões no site, existe sim um motor de pesquisa que encontra “tags”, as redes sociais indicadas no separador inferior não funcionam, têm links, mas não levam o utilizador para onde indicam – imagens do Facebook, Twitter, LinkedIn e Goolge +.

blog_6_maio9

Sabemos perfeitamente que neste mundo nem tudo é perfeito, mas estava à espera de melhor, até porque neste caso específico, tenho a noção de quanto dinheiro já foi gasto com esta plataforma e ainda não está completa.

Bem esperemos que alguém com responsabilidade leia e retifique em conformidade.

Francisco Paulo

Advertisements

Comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s