serviços online, de novo não tem nada, mas…

Existe sempre alguma coisa que não sabe e pode ser útil.

Disponibilizo algumas dicas que podem ajudar na cidadania, está desde já disponível informações sobre como alterar a morada no Cartão de Cidadão (em 5 entidades) sem pagar um único cêntimo.

Como bónus, caso o apoio não seja necessário ou não faça sentido, fiquem para desfrutar um artigo de opinião sobre os serviços online nos nossos dias.

Ultimamente, temos observado muitos desenvolvimentos em pouco tempo, a vida cada vez tem mais fluxos, existe uma maior rapidez nas trocas comerciais, os processos cada vez exigem mais conhecimento, existe maior diversidade e heterogeneidade.

Hoje, recebemos mais informação num dia, que nos anos 80 era consumida em 15 dias. O fluxo informativo, subiu muito, hoje em dia a Internet é uma enciclopédia viva, a transmissão de dados possibilita a banda larga, que por sua vez permite coisas que eram impossíveis de acontecer mesmo na década de 90, ninguém via filmes ou ouvia música com o tamanho do ficheiros superior a 1Mbps.

Por outro lado, toda esta evolução ou inovação, hoje em dia,  permite que a tecnologia substitua cada vez mais o homem, mas, o mais importante ainda é a distância cada vez maior com que realizamos as nossas obrigações cívicas.

A tecnologia hoje, possibilita que os cientistas afirmem que o futuro passa por “produzir robots que executem cirurgiasenquanto os médicos estão longe do paciente, operam à distância.

O ser humano pode vir a ser operado por uma máquina, cada vez mais a nossa presença física é menos necessária para intervir.

Mas serão todas estas alterações tecnológicas ou sociais algo de novo? Talvez não, no sentido de ser uma novidade, mas talvez sim, se for no sentido de ser um processo novo de fazer uma tarefa, uma interação, uma intervenção social que já existia.

Realmente, se observarmos com atenção às novidades atuais e nos centrarmos no objetivo final de cada uma delas, verificamos que “não há nada de novo debaixo do sol“, ou seja, desde sempre existiram tarefas, interações e intervenções sociais, desde sempre que existiu comunicação. No entanto, os processos é que vão mudando, as formas, as plataformas, a abrangência, a qualidade, a capacidade, etc…

Em analogia à época de Dr. Jekyll & Hyde (Frankenstein), onde o papel de domínio da transformação estava atribuído ao ser humano, parece que os papeis hoje estão a inverter, visto que, cada vez mais as máquinas estão a substituir funções que anteriormente apenas podiam ser executadas pelos humanos, cada vez mais os fluxo automáticos estão presentes na nossa sociedade.

Não terá sido  contraditório o entendimento social sobre o tipo de intervenções na altura do Frankenstein?  Ou seja, o inverso do que se pretende para o futuro? Será aquela experiência mediática traumatizante para a civilização e pretende-se seguir em caminho inverso, ou será apenas a evolução da nossa espécie humana que tende “inconscientemente” no sentido de mais sabedoria e melhores processos de vida, mesmo que sejam efetuados por máquinas programadas?

Do ponto de vista dos serviços online, a tendência é mesmo essa, a de, cada vez mais procedimentos poderem ser realizados à distância, no conforto da nossa casa ou no local de trabalho, inclusive numa esplanada, restaurante e até viagem (neste caso, convém não ir a conduzir).

Desta vez, neste contexto que as novas tecnologias nos permitem, ficou uma dica de como alterar a morada no Cartão de Cidadão para cada membro do agregado familiar sem custos, na próxima vez será outro serviço, mas o objetivo será semelhante, o de disponibilizar o melhor processo desmaterializado para realizar as obrigações que temos como cidadãos ou empresários.

Concluindo, de certo ponto de vista, podemos dizer que não nada de novo aqui à beira mar plantado, ou não, depende do ponto de vista.

Francisco Paulo

Advertisements

Comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s